quarta-feira, 7 de maio de 2008

Lembrar Pippa Bacca

Giuseppina Pasqualino di Marineo, também conhecida como Pippa Bacca, (9 de Dezembro de 1974 — 31 de Março de 2008), é uma artista italiana, que junto com uma outra companheira, pretendia viajar de Milão até o Jerusalém para promover a paz mundial e a confiança entre as pessoas, vestindo simbolicamente o vestido de noiva na sua viagem.
Desaparecida desde o dia 31 de Março na localidade de Gebze (Turquia), o seu corpo nu e violado foi encontrado na mesma localidade, sendo a identificação formal concluída no dia 11 de Março de 2008. O seu assassino, cidadão turco Murat Karataş foi preso pela polícia, a investigação foi facilitada em parte, pois o violador usou o telemóvel da vítima para fazer alguns chamadas para amigos e familiares.

Noivas em Torneio
Pippa Bacca e o seu projecto “Noivas em Torneio” (Brides on Tour) saiu do Milão no dia 8 de Março de 2008. Vestida de noiva, artista passou Eslovénia, Croácia, Bósnia e Bulgária, chegando à Turquia no dia 20 de Março de 2008. Nos planos imediatos era a saída para Síria e Líbano, passando pela Palestina e Israel, tendo a cidade de Jerusalém como o destino final.

Imprensa mundial
O assassinato e violação da Giuseppina Pasqualino di Marineo teve muito pouco impacto nos órgãos de comunicação mundiais. Até a Enciclopédia virtual Wikipédia, decidiu “democraticamente” retirar o artigo sobre artista das suas páginas (no dia 6 de Maio de 2008 este artigo http://en.wikipedia.org/wiki/Pippa_Bacca ainda se encontrava na Wiki, mas no dia 07.05 já tinha desaparecido). Argumentando que a morte da artista “não é um acontecimento digno da Wikipédia” (!), etc.

Sem comentários: